47° Sarau Lítero-musical


O 47° Sarau Lítero-musical acontecerá no próximo dia 08 às 18h no nosso auditório.

Nosso programa contará com obras e participação de alunos, professores e funcionários da nossa Faculdade.

Acordo de Resultados

Pelo Acordo de Resultados assinado pela FaE/CBH/UEMG com o governo do estado, temos metas a cumprir como, por exemplo, a redução de gastos.

CAPES aprova Mestrado em Educação da FaE/UEMG



O Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da UEMG torna-se, com a aprovação pela CAPES, o segundo mestrado público da Região Metropolitana de Belo Horizonte, representando uma significativa ampliação das vagas públicas e gratuitas para professores e outros profissionais que tenham interesse em obter o título de Mestre em Educação. A aprovação resulta de uma aspiração antiga e de um trabalho intensivo, realizado em 2007, pela equipe de professores e pela coordenação do mestrado. Os professores obtiveram aprovação de seus trabalhos em eventos científicos internacionais: Argentina (2 professores), Alemanha (3), Portugal (4), França (1), Espanha (1), Cuba (2). E conseguiram, também, terem seus trabalhos aceitos em eventos científicos Internacionais e Nacionais no Brasil: ANPED (3 professores), ENDIPE (2), ANPAE (4), SITRE (2), Congresso Internacional de Sociologia (1), Diálogos sobre diálogos (5), Congresso internacional de Currículos (1), Sociedade Brasileira de História da Educação (3), dentre outros. A apresentação de trabalhos em eventos locais foi significativa: (24), onde foram expostos resultados parciais de 12 projetos de pesquisa, alguns deles aprovados por órgãos financiadores (CNPQ (1), FAPEMIG (1). Parabenizamos todos os professores pela aprovação de Projeto Endogovernamental pela FAPEMIG para implantação do Mestrado, que possibilitou a aquisição de livros, computadores, softwares, equipamentos e de Projeto da Fundação Renato Azeredo, para viabilização do Mestrado. Destaque para o esforço de todos na elaboração de 22 artigos que compõem os dois livros organizados (no prelo) e a aprovação de artigos em revistas científicas.
Este empenho dos professores contou com o apoio decisivo da Direção da Faculdade de Educação, no esforço para a designação de professores doutores para o Mestrado, na articulação com os órgãos administrativos da UEMG, com a contribuição da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Para isto o apoio ativo da Magnífica Reitora e demais membros da Direção da UEMG foi essencial. Por tudo isto estão todos de parabéns e desafiados para o início do curso em 2009.

XXVIII ENEPe : o papel do/a Educador/a na transformação da Sociedade


Aconteceu entre os dias 19 e 25 de julho na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) o XXVIII encontro nacional dos estudantes de pedagogia, com o tema: O papel do/a Educador/a na transformação da Sociedade. O encontro foi enriquecido com palestras, grupos de discussão, professores de universidades renomadas, apresentação de trabalhos científicos de estudantes, estudos sobre currículos e diretrizes curriculares de pedagogia, festas regionais e estudantes de todos os locais do Brasil.
O encontro se mostrou bastante politizado, divergências e pontos de vista que em determinado momento não se combinaram, também, contribuíram para enriquecer o encontro, lembrando que esse foi um encontro estatutário, oportunidade que os estudantes tiveram para mudar o estatuto que rege os encontros nacionais e determinam, respeitando a autonomia de cada órgão, as deliberações dos D.A.s, C.A.s e D.C.Es.
Os estudantes se mostraram novamente contrários à UNE, quando percebeu-se que a comissão organizadora do evento havia montado mesas para as plenárias com muitos professores que apoiavam as medidas tomadas pelo governo e pela união nacional dos estudantes, sendo que o movimento estudantil de pedagogia já havia rompido com esse órgão em estatuto em outro ENEPe para se mostrar contrario ao REUNI, as novas diretrizes curriculares e outras propostas governamentais.
Vale ressaltar a participação do Campo de Luta da Pedagogia, que se mostrou ativo e conseguiu realizar o Ato programado, quando os estudantes, na sua maioria, se encontravam dispersos por conta de uma divída apresentada pela comissão organizadora que ultrapassa o valor de 27.000,00 reais.

Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Educação na FaE

A 7 e 8 do corrente, a FaE/CBH/UEMG receberá comissão do CEE a fim de avaliar "in loco" a instituição, com vistas à renovação de seu reconhecimento.
Tal comissão é composta das Doutoras Heliane Gamiscelli Ferreira de Melo (UFMG), Danielle Morais Rabelo (UNIPAC) e do Técnico Char Kazzi (CEE).
Durante a visita, para analisar toda a documentação acadêmica da faculdade, a comissão entrevistará docentes e discentes, além de avaliar as instalações, sobretudo as salas de aula, a biblioteca e os laboratórios.