Defesa de Dissertação do Mestrado da UEMG - Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE

Aconteceu na última sexta-feira, 11 de fevereiro, no auditório da FaE promovido pela mesma junto da Coordenação do Mestrado em Educação - PPGE, a primeira defesa de dissertação.
Com o título "A Pedagogia da Tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras" da mestranda Rosa Margarida de Carvalho Rocha.
A banca examinadora foi composta pelos professores:
- Prof. Dr. José de Sousa Miguel Lopes - UEMG - Orientador
- Profª. Dra. Nilma Lino Gomes - UFMG
- Profª. Dra. Santuza Amorim da Silva - UEMG
- Profª. Dra. Ana Amélia Borges de Magalhães Lopes - UEMG - (suplente)

Rosa Margarida de Carvalho Rocha

 Banca examinadora: Profª. Dra. Santuza Amorim da Silva,
 Prof. Dr. José de Sousa Miguel Lopes e Profª. Dra. Nilma Lino Gomes.


Normas para publicação na Revista Educação em Foco

A Revista Educação em Foco, classificada com Qualis B2 na última listagem da CAPES, é publicada semestralmente pelo Centro de Comunicação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (CenC/FaE/UEMG), através de seu curso de Pedagogia e destina-se à divulgação de trabalhos relacionados a assuntos educacionais, sobretudo aqueles ligados à escola pública. 
Estamos recebendo trabalhos para publicação das edições de número 15 e de 16  até 31 de março de 2011. 
Para melhor orientar os interessados, colocamos a seguir as normas para publicação.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A remessa dos originais deve seguir os seguintes critérios:

1. O trabalho  encaminhado para avaliação pode ser  redigido em Português, Espanhol ou Inglês

2. O trabalho será submetido ao julgamento de especialistas do Conselho Científico e/ou Editorial,  cujas áreas de competência estão relacionadas com o tema do texto. Os pareceristas não terão conhecimento do nome do autor e vice-versa e serão publicados aqueles com pareceres favoráveis.

3. O trabalho reflete as opiniões de seu autor e não obrigatoriamente do Conselho Editorial. Ele deve ser inédito. Uma vez publicado na revista Educação em Foco, o artigo pode ser reproduzido com a indicação da fonte original.

4. O trabalho – com suas ilustrações, gráficos, tabelas e referências bibliográficas – deverá ter entre 15 e 20 laudas digitadas em espaço 1,5, em fonte tipo Arial, tamanho 12, máximo 42.000 caracteres com espaços, gravadas em arquivo DOC do programa WORD for Windows, 2003.

5. O texto deve ser encaminhado por correio eletrônico para cenc.uemg@gmail.com. O encaminhamento também poderá ser feito via correio convencional. Neste caso, o arquivo deve ser enviado em CD para o endereço da revista (Educação em Foco – Centro de Comunicação da FaE/CBH/UEMG; Rua Paraíba, 29 – sala 704 – BELO HORIZONTE – MG – CEP: 30.130-140.

6. Acompanhando o artigo,  resumo, seguido de 3 a 5 palavras-chave, com o mínimo de 800 caracteres (com espaço) e o máximo de 1000 caracteres (com espaço). Em português e em inglês.

7. Os trabalhos não serão devolvidos ao autor.

8. Na página inicial, deverão constar o título do artigo, o nome do autor/autores, titulação, instituição onde trabalha e endereço completo, inclusive e-mail.

9. Ao final do artigo, deve ser colocada a referência pertinente, seguindo a última versão das normas da ABNT.

10. Três exemplares do número da revista em que o trabalho for publicado serão
fornecidos ao autor.

Saudações

Caríssimos,

Inusitado seria não se falar de sonhos, luzes e glórias ao romper de um Novo Ano. Que os sonhos meus, seus, nossos se realizem são votos que se perpetuam a cada semestre, ano, dé- cada, século, milênio....
O iniciar de 2011 nos colocou, porém, à frente de tragédias, catástrofes e destruições em âmbito nacional e internacional, acontecimentos recorrentes a cada janeiro. ..São fatos que nos levam  a indagar sobre os sentidos e significados das ações  e reações da natureza ... do meio ambiente ...do homem,  como a responder às interferências, às agressões, ao desrespeito à vida e ao nosso planeta Terra.
Junto às catástrofes ou quiçá, às manifestações cíclicas do próprio planeta, presenciamos e compartilhamos do espírito de solidariedade e humanidade que a todos  une em gestos de amizade e partilha.
Como ritos de passagem, os fatos se sucedem: novos acontecimentos, novas ações e proposições ocupam nossas mentes e corações . É assim a vida...Assim é a vida?
Banalizamos os acontecimentos ou esses por si só se banalizam? É com este espírito de inquietação, de dúvidas e certezas , de coragem e receio, de enfrentamentos e recuos que as  (os) convoco a renovar nossas expectativas , na convicção de que juntas(os), direção , alunos , professores e funcionários , através de ações coletivas  e colegiadas, conseguiremos  realizar nossos intentos e projetar a Faculdade de Educação para além  das montanhas de Minas...
Novos planos e metas nos impulsionam a caminhar...Velhos  e novos caminhos nos levam a novas maneiras de caminhar , com renovado espírito de luta  para a consecução de nossos objetivos.
Neste ano de 2011, estaremos celebrando os “40 Anos do Curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG”. Muito a comemorar... Muito mais a indagar, a propor, a consolidar... Elejamos 2011 o Ano da PEDAGOGIA. Reflitamos sobre o já  construído. Indaguemo-nos sobre o que  fizemos da Educação, da Pedagogia.
 Indaguemo-nos mais. Como projetar a Pedagogia para os próximos 40 anos, num contexto brasileiro que anseia por compromissado envolvimento do educador para com a infância , a adolescência e a juventude?
O desafio está posto. Sua concretização dar-se- á com o esforço e o trabalho coletivos da Comunidade Acadêmica de nossa Faculdade de Educação.
Sejam  benvindos (as) ao nosso  caminhar! Um 2011 com Saúde e Paz, sobretudo.
O meu abraço.

Profª. Dolores Amorim, Diretora da FaE/CBH/UEMG