Entrevista: Profª Santuza Abras - Diretora da FaE/UEMG


A comunidade acadêmica da FaE/CBH/UEMG encontra-se num momento de muitas dúvidas tendo em vista dois temas relacionados ao curso: o primeiro diz respeito às diretrizes do Curso de Pedagogia e o segundo relaciona-se com uma possível mudança da escola para outro espaço físico.Poderia, então:
P- colocar aos alunos/professores, como andam os estudos relacionados com a adaptação de nosso currículo à nova legislação;
R- A Comissão de currículo, eleita e nomeada pela Direção da FaE, continua promovendo reuniões para estudos sobre o Currículo do Curso de Pedagogia com a finalidade de fazer cumprir a legislação do CNE. Já protocolizamos um documento provisório na Reitoria da UEMG, no dia 15/05/07 e entramos numa nova fase de estudos que serão submetidos à plenária e à comunidade acadêmica para sugestões e posterior encaminhamento da proposta definitiva aos órgãos competentes. Todos terão oportunidade de opinar e de contribuir. Conforme contatos com colegas de outras universidades brasileiras, muitas instituições ainda continuam estudando suas propostas.
P. Comentar sobre a veracidade ou não da transferência da escola para um outro local, explicando, caso afirmativa a mudança, em que pé estão as propostas;
R- Já não são mais propostas. Felizmente virou realidade. Foi assinado o contrato para termos nossa nova sede. A Reitora da UEMG, Professora Janete Gomes Barreto Paiva, anunciou na Reunião do Conselho Universitário que a FaE vai se mudar no segundo semestre de 2007 para o prédio da Rua Paraíba, 29, o que foi confirmado pelo Pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, Prof.Mário Fernando Valeriano Soares, e pelo Vice-reitor, Prof. Dijon Moraes. É um momento de alegria e comemoração podermos realizar o sonho de nos mudarmos para um local onde teremos autonomia de ação e onde poderemos ampliar nossos projetos de formação de educadores nos mais variados níveis de ensino.
P. Pelo que consta, existe uma lei que concede à FaE o direito a sua permanência no prédio do IEMG até que se tenha uma sede própria adequada:como ficaria garantida esta questão?
R- Na verdade, preocupamo-nos com essa questão desde os primeiros passos rumo à idéia de mudança. Ficou combinado que a Reitoria faria as negociações sempre enfatizando esse aspecto. Quando eu tiver mais novidades a esse respeito comunico para os visitantes do Blog.
P. Um outro tema: como vê as novas propostas do governo federal, com o PDE -Plano de Desenvolvimento da Educação -, chamado pelo Presidente Lula de "PAC da Educação", que prevê uma forte parceria da universidade com as escolas, tendo em vista uma educação de qualidade?
R- A FaE/CBH/UEMG já vem fazendo inúmeras parcerias com escolas da Educação Básica seja através dos seus estágios ou de suas práticas, para nós não será difícil redimensionar e incrementar mais ainda tais parcerias. Atualmente fazemos parte do Projeto Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, do Projeto Manuelzão e realizamos nosso Estágio Integrado em várias escolas da Capital. Além disso, temos convênio com duas cidades: Poços de Caldas e Santa Maria do Suaçuí nas quais oferecemos licenciaturas em Pedagogia, fora de sede. Ao formarmos bem o pedagogo estaremos, certamente, dando grande contribuição à Educação Básica.

Um comentário:

Kátia Cilene disse...

Primeiramente parabenizo o Centro de Comunicação pelo blog. A Profª Santuza como sempre disponível a esclarecer as nossas dúvidas. Parabéns a ela também por batalhar e conquistar um espaço físico para a FaE. Espero que tenhamos sucesso nesse novo prédio.