Saudações

Caríssimos,

Inusitado seria não se falar de sonhos, luzes e glórias ao romper de um Novo Ano. Que os sonhos meus, seus, nossos se realizem são votos que se perpetuam a cada semestre, ano, dé- cada, século, milênio....
O iniciar de 2011 nos colocou, porém, à frente de tragédias, catástrofes e destruições em âmbito nacional e internacional, acontecimentos recorrentes a cada janeiro. ..São fatos que nos levam  a indagar sobre os sentidos e significados das ações  e reações da natureza ... do meio ambiente ...do homem,  como a responder às interferências, às agressões, ao desrespeito à vida e ao nosso planeta Terra.
Junto às catástrofes ou quiçá, às manifestações cíclicas do próprio planeta, presenciamos e compartilhamos do espírito de solidariedade e humanidade que a todos  une em gestos de amizade e partilha.
Como ritos de passagem, os fatos se sucedem: novos acontecimentos, novas ações e proposições ocupam nossas mentes e corações . É assim a vida...Assim é a vida?
Banalizamos os acontecimentos ou esses por si só se banalizam? É com este espírito de inquietação, de dúvidas e certezas , de coragem e receio, de enfrentamentos e recuos que as  (os) convoco a renovar nossas expectativas , na convicção de que juntas(os), direção , alunos , professores e funcionários , através de ações coletivas  e colegiadas, conseguiremos  realizar nossos intentos e projetar a Faculdade de Educação para além  das montanhas de Minas...
Novos planos e metas nos impulsionam a caminhar...Velhos  e novos caminhos nos levam a novas maneiras de caminhar , com renovado espírito de luta  para a consecução de nossos objetivos.
Neste ano de 2011, estaremos celebrando os “40 Anos do Curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG”. Muito a comemorar... Muito mais a indagar, a propor, a consolidar... Elejamos 2011 o Ano da PEDAGOGIA. Reflitamos sobre o já  construído. Indaguemo-nos sobre o que  fizemos da Educação, da Pedagogia.
 Indaguemo-nos mais. Como projetar a Pedagogia para os próximos 40 anos, num contexto brasileiro que anseia por compromissado envolvimento do educador para com a infância , a adolescência e a juventude?
O desafio está posto. Sua concretização dar-se- á com o esforço e o trabalho coletivos da Comunidade Acadêmica de nossa Faculdade de Educação.
Sejam  benvindos (as) ao nosso  caminhar! Um 2011 com Saúde e Paz, sobretudo.
O meu abraço.

Profª. Dolores Amorim, Diretora da FaE/CBH/UEMG

Nenhum comentário: