XI FONEPe


O 11° Fórum das Entidades de Pedagogia (FONEPe) reuniu na USP, em São Paulo, estudantes de pedagogia a fim de discutir sobre as Políticas Públicas na Educação. O fórum contou com delegações de praticamente todos os estados brasileiros, com destaque para as de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.
Os organizadores do XI FONEPe tiveram a oportunidade de apresentar e esclarecer os projetos para a educação do governo Lula, com a manifestação de pontos de vista divergentes, com os palestrantes buscando esclarecer todas as questões a respeito desses projetos. Democratização, REUNI, PDE, PROUNI e outros foram os planos que causaram maior polêmica e levaram a plenária a discussões produtivas, embora as vezes tumultuadas.
Os frutos dessas discussões foram colhidos nos chamados GDs (grupos de discussão) que tinham como objetivo, dentro de um determinado tema, fazer com que os estudantes elaborassem propostas a resolver ou ajustar os problemas e metas apontados nas plenárias.
A plenária final foi a mais polêmica e tumultuada, por ter sido composta por uma mesa despreparada e por delegações mais preocupadas em defender interesses pessoais/políticos, esquecendo-se muitas vezes do foco do encontro: EDUCAÇÃO. Contudo, conseguiu-se chegar a conclusões importantes e até aprovações de propostas elaboradas nos GDs.

Nenhum comentário: