Jornal Pedagogia Informa - 1ª Parte


 Pedagogia informa no. 218-219, Nov./Dez. 2011 
 DIA DO PROFESSOR
Uma das datas importantes do mês de outubro é aquela em que se comemora o Dia do Professor,  dia 15. Até meados do século passado, os professores eram das classes sociais mais valorizadas e respeitadas. Infelizmente, ultimamente, tal respeito e valorização não mais acontecem. O que se vê, além de serem remunerados muito aquém do que merecem, passaram ainda a ser desrespeitados e cada dia mais sofrerem algum tipo de violência física. Para constatar tal situação, basta assistirmos a um noticiário televisivo ou ler as páginas policiais de qualquer jornal.
Como em toda profissão, num mundo em que as coisas acontecem com muita rapidez, os professores têm que estar constantemente atualizados a fim de que possam melhor contribuir para a construção do conhecimento de seus alunos. Sobretudo com o avanço tecnológico  houve mudanças marcantes  na condução de uma maneira mais produtiva nesse processo de ensino e aprendizagem. “O processo de ensino-aprendizagem na moderna pedagogia privilegia a autonomia e o senso crítico do aluno, o professor é visto com o facilitador e orientador.. Essa valorização do papel do aluno na construção de seu próprio saber não significa a perda da função do professor como educador” (Ferrera , Maria Lúcia, in Parabéns, Professor!, Estado de Minas, 28/10/211).
Mas, infelizmente a maioria dos professores, seja por falta de tempo ou de condições financeiras, não conseguem frequentar algum curso de pós-graduação, participar de algum tipo de atualização a fim de melhor atender seus alunos, do século XXI.
Para que se mude tal quadro, que se tomem providências a fim de que os professores possam ter não só  vida mais digna, como também terem possibilidades de  crescimento compatível com aquele dos países mais desenvolvidos.  Só assim,  terão o que comemorar, de fato, no seu dia!
ACONTECE...
Encontro com Vereador
A Faculdade de Educação recebeu, no último dia 27, a visita do Vereador Arnaldo Godoy, que veio lançar a última edição da revista produzida por seu gabinete Outro Olhar.
Nesta edição, a equipe “propõe reflexões sobre o ensino médio... como tornar o ensino médio mais atrativo aos jovens? Como estimular a docência?”, tendo convidado educadores de renome para colaborar, como Gaudência Frigotto, Inês Assunção de Castro, Juarez Dayrell...
Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Fae, professores e alunos debateram com o vereador sobre a problemática do ensino médio, além de levantar algumas dúvidas sobre projetos de sua autoria, como aquele da proibição da utilização de sacolas plásticas.
 AMAE Educando
 As alunas Ana Flávia Lana e Silva, Janaína Silva e Tânia Líbero, do NF VIIC, orientadas pelo prof. Wander Augusto Silva, tiveram seu artigo intitulado Perspectivas atuais no campo da História e da Geografia publicado na última edição da revista AMAE Educando, no. 383, deste mês. O artigo afirma que refletir  sobre as novas perspectivas para o ensino da História e da Geografia é o primeiro passo para a realização de atividades mais significativas para o aluno. Vale a pena conferir.
 Estrela
Mais uma vez, o curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - Belo Horizonte foi   classificado com quatro estrelas  na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE Profissões Vestibular 2012) .
Parabéns a todos nós pelo trabalho realizado! Mas devemos seguir em frente, a fim de que no próximo ano  vislumbremos as "5 estrelas"!
 
 FaE na Semana de Pedagogia da UFSJ
Na segunda quinzena de outubro, realizou-se na Universidade Federal de São João Del Rei  a Semana de Pedagogia, cujo tema foi “As diversas leituras do mundo e suas linguagens na formação em pedagogia”. Para a palestra inaugural, foi convidada a Diretora da FaE/CBH/UEMG, profa. Dolores Maria Borges de Amorim, que desenvolveu o tema Desafios da Pedagogia diante das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Reflexões sobre o saber docente
De 19 a 21 do corrente aconteceu no auditório da FaE/CB H/UEMG o 4º. Seminário de Pesquisa, Ensino e Extensão, cujo tema foi O saber docente na Perspectiva do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. As atividades aconteceram nos três turnos, com palestras, mesas redondas e apresentações. Em nossa próxima edição serão dadas maiores informações para o evento que envolveu um número considerá vel de alunos e professores.
O olhar do cidadão sobre a Pedagogia
 Coordenado pela profa. Lélia Lombardo, a aluna Iara Ferreira, assessorada por Júlio Cruz, secretário da Direção, produziu um documentário audiovisual que integrou as comemorações dos 40 anos do Curso de Pedagogia.
Dentre outros aspectos, o documentário procurou mostrar o desconhecimento por parte dos cidadãos da identidade da pedagogia e as repercussões e incertezas que afetam direta e indiretamente os seus profissionais no aspecto social.
Para a construção do documentário, foram utilizadas entrevistas, depoimentos, ilustrações e narrações que mostraram a pedagogia no cenário social, acadêmico e legal desde sua implantação no Brasil até os dias atuais.
A apresentação da obra dos cineastas abriu os Seminários Integrados, promovidos pela Coordenação e Centros de Ensino e Pesquisa. O debate foi coordenado pela Prof.  Audineta, com partiipação das profas. Magda Chamon e Cristiane França. 

Nenhum comentário: