Jornal Pedagogia Informa - 2ª Parte


O olhar do cidadão sobre a Pedagogia
Coordenado pela profa. Lélia Lombardo, a aluna Iara Ferreira, assessorada por Júlio Cruz, secretário da Direção, produziu um documentário audiovisual que integrou as comemorações dos 40 anos do Curso de Pedagogia.
Dentre outros aspectos, o documentário procurou mostrar o desconhecimento por parte dos cidadãos da identidade da pedagogia e as repercussões e incertezas que afetam direta e indiretamente os seus profissionais no aspecto social.
Para a construção do documentário, foram utilizadas entrevistas, depoimentos, ilustrações e narrações que mostraram a pedagogia no cenário social, acadêmico e legal desde sua implantação no Brasil até os dias atuais.
A apresentação da obra dos cineastas abriu os Seminários Integrados, promovidos pela Coordenação e Centros de Ensino e Pesquisa. O debate foi coordenado pela Prof.  Audineta, com partiipação das profas. Magda Chamon e Cristiane França.


Carta de Belo Horizonte
Durante o IV Fórum Nacional de Pedagogia, os participantes do evento elaboraram, nos Grupos de Discussões- GDs, sínteses a partir de análises e reflexões sobre os debates apresentados nas mesas-redondas. As discussões caracterizaram-se por diversos posicionamentos e concepções sobre educação e pedagogia, curso de Pedagogia, licenciatura e bacharelado.
Na plenária final, foram apresentados os resultados dos GDs dos quais foram extraídas moções e votados e aprovados itens que passariam a constituir a “Carta de Belo Horizonte”.
Visite o blog do CenC – www.centrodecomunicacaofae.blogspot.com – e saiba mais sobre o documento.

 

 

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO


  1. Aquisição de livros
O Curso de Mestrado da FaE/CBH/UEMG, através do Projeto para Aquisição de Livros, específico para cursos de mestrado, concorreu e foi contemplado pela FAPEMIG: 196 novos títulos, num total de 980 volumes,
Foram adquiridos e passarão a fazer parte do acervo da biblioteca da UEMG, podendo ser consultados por toda a comunidade acadêmica.



  1. Universidad de la Laguna
Conforme Plano de Trabalho – DEG-9410 – Teias de Relações e Produção entre Pesquisadores e Pesquisas no Brasil e no exterior, com o propósito de estabelecer intercâmbio entre o Mestrado da FaE/CBH/UEMG e universidades estrangeiras, o porf. José Peixoto Pereira Filho proferirá a palestra de abertura de seminário patrocinado pela Universidad de La Laguna, em Tenerife, capital das Ilhas Canárias, Espanha. O professor do curso de mestrado da Faculdade de Educação, em sua palestra, falará sobre Paulo Freire e História da Educação no Brasil.


Sindicato dos professores da UEMG
No dia 24 de outubro, realizou-se uma Assembléia com professores da faculdade e de outras unidades do CBH – ESMU e Guignard – quando foi aprovado o Estatuto  do Sindicato dos professores da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Após  discussão e aprovação do documento, ficou claro para todos os presentes que este é apenas o início de uma longa caminhada, pois muito ainda há a fazer como alterações no próprio Estatuto, a formação do Congresso sindical, captação de filiados, recursos, etc.
Na ocasião foi eleito o corpo diretor do Sindicato, formado por professores da FAE e da Guignard, que estavam presentes e votados por unanimidade: professores Nelson Luiz Ribeiro da Silva, Presidente; Audineta Alves de Carvalho de Castro, Vice-presidente; Saulo Sebastião de Souza, Tesoureiro e Jussara Maria de P. Magalhães Penna, Secretária..
Foi uma reunião histórica, pois há muito tempo os professores estavam tentando reativar o antigo sindicato. Com a participação de todos, conseguiu-se chegar a um bom termo. Agora, espera-se que todos os professores se filiem ao sindicato. O site da UEMG e o profuemg irão informar como poderá ser feita a filiação.

Nenhum comentário: