Trechos da saudação feita pela Prof. Lavínia Rosa à Prof. Santuza Abras


Aqui estamos reunidos para o ato solene de inauguração do retrato da Diretora da Faculdade de Educação/UEMG, gestão 2004/2008.
Na condição de oradora, sinto-me honrada e muito feliz! (...)


Creio que falar de Santuza é fazer poesia, mas não sei fazer poesia. Encontrar palavras bonitas e adjetivos dentro das normas nem sempre é fácil. Contudo é bem possível que eu consiga falar com o coração. E isso penso que posso fazer, porque, entre tantos alunos e tantas alunas que tive, Santuza, talvez você seja uma das mais queridas e a mais ilustres, uma relação que vai para mais de 28 anos de convivência.
Esta ocasião reveste de um significado especial, pois remete ao reconhecimento de um trabalho realizado com seriedade,  competência e compromisso com a educação pública e de qualidade.  (...)

  Certamente, em sua trajetória de vida pessoal e profissional, as construções edificadas guardam relevantes significados com as experiências de sua condição do gênero feminino, reafirmada em suas reflexões e ações. (...)

Quem bom, ser mulher! Firme, generosa, sincera, apaixonada pela vida, quebrando barreiras! 
Contudo, preciso cumprir uma outra etapa de meu papel nessa solenidade, que vai além da renovação de tradições e ritos, pois é o momento reservado ao registro histórico de sua trajetória profissional, com uma breve avaliação pública do que realizou como Diretora da FaE/UEMG. Uma gestão marcada não apenas por competência, ética e diálogo, mas pela participação democrática e a busca de construção coletiva. (...)

 
Com certeza, poderia ficar por mais tempo desfiando os seus méritos, mas a prudência exige que se coloque um ponto final. Assim, em nome dos presentes, quero registrar o agradecimento e o reconhecimento da comunidade pelo seu trabalho como Diretora da FaE, uma instituição importante no processo histórico do desenvolvimento da educação em Minas Gerais e de nosso país.






Nenhum comentário: